"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Walking Strategy
fev./2012 Saulo | Ideias Inspiradoras

Está buscando fazer uma reflexão estratégica profunda sobre o seu negócio? Que tal sair parauma caminhada?

Na Nodal temos promovido o que apelidamos de “Walking Strategy”.

Muitas da melhores ideias surgem enquanto caminhamos, afinal o cérebro trabalha muito melhor enquanto estamos em movimento.

Na Nodal temos realizado “caminhadas estratégicas” regularmente. Sempre que queremos fazer uma reflexão mais profunda sobre o nosso negócio partimos para nossas caminhadas.  Em nossas reuniões estratégicas anuais fazemos caminhadas longas, de algumas horas, de preferência imerso em belas paisagens e muita natureza. Mas mesmo quando temos pouco tempo e queremos conversar com mais calma, por vezes usamos algum parque da cidade como o Ibirapuera, que adoramos, para exercitar nossas reflexões estratégicas.

É impressionante como depois dessas caminhadas a materialização da estratégia é muito mais fácil, e com uma qualidade incrível.

Aliás, se quiser experimentar conte conosco. O grupo deve ser pequeno, o lugar especial e a caminhada deve estar dentro de um contexto maior do processo de planejamento.  É um conceito que temos desfrutado muito.

Muitos pensadores, artistas, empresários e executivos utilizam desse processo para se inspirar. Steve Jobs,  como muitos sabem, era fã de longas caminhadas, elas eram para ele a forma preferida de ter uma conversa séria.

Recentemente li o livro do biólogo molécular Jhon Medida, Brain Rules. É fantástico perceber o que já sabemos e quanto temos por saber em relação ao nosso cérebro.  Depois de lê-lo, reforçou ainda mais minha convicção do poder dessas  “caminhadas estratégicas”, e de como o ambiente, tanto das escolas como das empresas, muitas vezes jogam contra a maximização de nossa inteligência.

Deixo com vocês esse vídeo divertido que conta mais desse princípio.

Um abraço e desfrutem.

Saulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *