"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Um Livro Sobre Inovação – O Que Você Gostaria?
jan./2012 Luís | Coisas da Nodal

Olá, estamos pensando em um livro sobre inovação. Algo simples que pudesse ajudar quem pouco entende do assunto a compreender UM POUQUINHO MAIS do assunto.

Como não sabemos fazer as coisas sem co-criar, aqui vão algumas perguntas para ajudar você a nos ajudar a fazer um livro melhor.

  • O que você gostaria de ter em um livro de inovação e nunca encontrou?
  • Do que você sente falta quando quer aprender sobre inovação?
  • Que ideia maluca você nos daria para o processo de criar o livro ou para o livro em si?
  • Se o livro tivesse que ter 3 características marcantes quais seriam?

Desde já o nosso muito obrigado,

Luís

5 comentários a Um Livro Sobre Inovação – O Que Você Gostaria?

  1. julio caldas disse:

    De bate pronto surgiu 2 ideias.
    A primeira seria escrever um livro de ficção sombrio. O cenário seria um lugar atemporal onde as pessoas eram proibidas de inovar livremente. Apenas um seleto grupo estava autorizado a pensar. Como surgiu este mundo? Para onde ele caminha? Alguns rebeldes começam a aparecer e questionar o Seleto Grupo e resolvem criar uma nova ordem? São seguidos? O que eles usam como argumento?

    Outra proposta é seguir o modelo do famoso livro A Meta. Explicar uma teoria por meio de uma novela, mostrando no estilo conta-gotas como encontrar soluções que afligem um personagem do nosso dia a dia (de carne e osso, com problemas familiares, dúvidas pessoais). Ele poderia ser um jovem recém formado, que veio do interior com muitas ideias na cabeça, estudioso, conectado com diversos blogs de pensadores internacionais, devorador de biografias de fundadores de empresas exemplares (Apple, 3M, Google, Embraer, Semco, etc). Após passar por um processo de seleção começa a trabalhar em uma empresa X. Nesta empresa se depara com os desafios na inovação…..

    Se tiver outra ideia maluca eu aviso. Espero ter ajudado.

    abraço, Julio

  2. JAQUELINE ARAUJO disse:

    A primeira ideia seria um livro sobre a metodologia de Gestão de Ideias, técnicas de criatividade e a aplicação real delas, indicadores/métricas. As características seriam aplicabilidade nos conceitos, fácil leitura, poucas páginas (poderia ser feito em volumes). Abraços e boa sorte!

    • Oi Jaqueline, obrigado pela objetividade e sinceridade: um livro rápido, curto, que trate de geração de idéias, criatividade e aplicações reais.

      Está ficando interessante o conjunto das respostas a pergunta original.

      Abraços e continue passeando por aqui,

      Luís

  3. cleber disse:

    Muitos acham que inovação é criar algo totalmente diferente, com novos materiais nunca visto antes. Não é necessário inventar a roda, mas propor soluções para problemas pequenos e grandes desde quebre padrões.
    Acho que tratar o tema exemplificando grandes empresas que inovaram, a exemplo da NetFlix que acabou derrubando a gigante blockbuster, até as pequenas empresas que não são conhecidas pelas mídias mas que inovam de alguma maneira e depois teoria do assunto em como ‘ver fora da caixa’.

    Existe um palestrante bem legal que trata sobre este assunto, ‘Guilherme Velho’, talvez possa contribuir o trabalho de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *