"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Sobre Inovação e Sustentabilidade
jan./2010 Luís | Inovação e Inovadores

Quero iniciar 2010 com uma das coisas mais inovadoras que vi em 2009. Aquele tipo de inovação que precisamos, que faz um mundo melhor.

Sustentabilidade é um assunto que muitos se aventuram hoje em dia, mas pouca gente sabe de fato do que está falando. Um dos meus maiores aprendizados no ano de 2009 foi com Aerton Paiva em um pequeno projeto que fizemos em conjunto.

Aerton me deu um toque muito interessante sobre inovação, que foi o seguinte, “Luís, leia menos gurus sobre inovação e olhe mais ao seu redor, o dia a dia é recheado de empreendedores e inovadores, por exemplo, saia para fazer um passeio pela Avenida Paulista ou pela 25 de Março e com certeza você aprenderá tanto ou mais que em um livro ou congresso internacional.”

Em outras palavras, temos muito a aprender simplesmente aprimorando nosso olhar e escuta para a inovação e o bom do Aerton é que com ele aprende-se na prática, veja se não é fantástica a idéia que ele e um grupo de pessoas está colocando em prática com a nascente iniciativa chamada Brasileirantes, como apresentada na página inicial do site.

ishot-5

Para inovar é preciso experimentar novos pontos de vista, saborear opiniões diversas, escutar paisagens estranhas. A sistemática da rotina não favorece a capacidade criativa. É simples: viajando, libertamos nossa curiosidade natural, enxergamos detalhes despercebidos, ouvimos melhor. Quando a viagem nos leva a conhecer pessoas e iniciativas originais e transformadoras, esse potencial se multiplica.

Quanta coisa boa ao mesmo tempo: trabalhar sustentabilidade com jornadas de reaprendizagem, com base no que temos de riquezas no Brasil, desenvolvendo a escuta e o olhar para a inovação!

Soube pelo Aerton que alguns importantes executivos de inovação já vivenciaram a iniciativa.

Eu poderia passar horas aqui explicando a Brasileirantes, mas o melhor é você entrar no site e ver o vídeo.

Que 2010 seja repleto iniciativas como os Brasileirantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *