Um X que não Y
maio./2017 Luís | Ideias Inspiradoras

AAEAAQAAAAAAAA19AAAAJDdjMjRiMTU3LTg2YTgtNDRmZC04MDQ2LWNjMDM2OGNlZTIyZg

Muitas pessoas adoram repetir a história do post-it, enfatizando que tudo começou com uma cola que não colava e ao se deparar com esse problema, Arthur Fry, inverteu a lógica tradicional e assumiu que estava com uma solução e o que faltava era descobrir o problema. O insight veio em uma sessão de coral quando as partituras começaram a voar e ele fez a conexão com a cola que não colava e criou o post-it.

Por tempos, ouvi e repeti esse exemplo até que um dia assistindo um documentário sobre a LEGO, este, um verdadeiro ícone de inovação, soube que uma das grandes inovações presentes nos bloquinhos era que eles possuíam um encaixe que facilmente desencaixava, ou seja, uma trava que não travava. Vale dizer que isso se dá devido a um nível inacreditável de precisão com que eles constroem as peças, uma verdadeira façanha de engenharia.

Vejamos a lâmpada incandescente, que de tão inovadora, tem sua figura associada ao próprio conceito de nova ideia. Pois bem, a grande sacada da lâmpada foi gerar um fogo que não queimava, graças ao fato de retirarem o oxigênio do bulbo, o filamento ficava incandescente, mas não ocorria a combustão. Havia luz mas não fogo.

Parece haver um padrão comum nesses 3 exemplos, de um X que não Y, ou seja, de um produto ou objeto que não faz o que se espera que faça: uma cola que não cola, uma trava que não trava e um fogo que não queima. Será que isso é pura coincidência ou estamos diante de um gatilho de boas ideias para inovar?

Você consegue identificar outros X que não Y? Alguma outra inovação baseada em não fazer o que se espera que faça?

Seria possível capturar esse padrão e tentar criar outros X que não Y?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *