"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Práticas de GESTÃO realmente melhoram o resultado das empresas?
fev./2014 Germán | Estrategiando

Organizações do mundo inteiro investem pesado na adoção de práticas de gestão, assim como milhões de pessoas realizam cursos todos os anos para aprender estas práticas, seja para aplicar nas empresas nas quais trabalham ou como diferencial no mercado de trabalho. Portanto surge a duvida: será que estas práticas realmente trazem resultados? Em outras palavras, é possível MEDIR o impacto da GESTÃO nos RESULTADOS das empresas?

Nicholas Bloom (Stanford University) e JohnVan Reenen (London School of Economics) vem se fazendo essa mesma pergunta desde 2007, ano da publicação de seu artigo Measuring and Explaining Management Practices Across Firms and Countries e os resultados para quem trabalha com gestão são animadores. Tudo parece indicar que existe uma correlação direta entre a adoção de praticas de gestão e desempenho. As empresas que melhor aplicam estas práticas obtém melhores resultados de negócio.

Toda a informação detalhada encontra-se no World Management Survey, mas em termos gerais para “provar” que práticas de gestão de fato melhoram o performance das empresas, eles escolheram três práticas conhecidas e as testaram em empresas na Índia. As práticas selecionadas foram:

  • Metas: a organização estabelece metas de longo prazo junto com exigentes, mas atingíveis metas de curto prazo?
  • Incentivos: a organização recompensa com promoções e/ ou bônus as pessoas com a melhor performance, enquanto treina ou reencaminha as pessoas de pior performance?
  • Monitoramento: a organização coleta informações de desempenho de forma rigorosa e as analisa para identificar oportunidades de melhora?

As empresas que de fato aplicavam estas práticas tinham uma produtividade 23% superior às que não as aplicavam, assim como um aumento de 1.4% nas vendas e 14% no valor do mercado!!

 

Mas eles não pararam aí e foram atrás de outro tipo de questões, como se por exemplo existe alguma conexão entre a adoção de praticas de gestão e desenvolvimento dos países. Neste caso eles aplicaram uma pesquisa em 20 países onde executivos avaliavam 18 práticas de gestão (em uma escala de 1 a 5). Os resultados não são tão conclusivos como no estudo focado na Índia, mas será coincidência que os três países melhores avaliados na aplicação de práticas de gestão sejam: Estados Unidos, Japão e Alemanha?

Nota Média na Avaliação de Melhores Práticas de Gestão por Pais.

Management Practices - Countries

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *