"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
As empresas poderiam resolver os desafios sociais da humanidade?
out./2013 Pedro | Estrategiando, Ideias Inspiradoras, Videos Interessantes

Desde 2006, quando publicou o artigo “Strategy & Society: The Link Between Competitive Advantage and Corporate Social Responsibility”, Michael Porter já mostrava a sua preocupação em aliar a busca pela vantagem competitiva nas empresas com o desenvolvimento social do planeta.

Frequentemente, estas duas dimensões – o lucro das empresas e a solução dos problemas sociais – são vistas como polos opostos, dificilmente conciliáveis. Nesta lógica, a medida em que as empresas buscam maximizar seus próprios interesses, não só não contribuem para a redução dos dramas sociais como tendem a acentuá-los.

Entretanto, o argumento que Porter vem refinando nos últimos anos é de que só conseguiremos lidar de verdade com os desafios sociais em escala global se identificarmos as formas de fazermos isto por meio das empresas.

Afinal, o ponto de partida para que qualquer empresa exista é a identificação de um problema a ser resolvido, não é mesmo? Então, por que não desenvolver modelos de negócios inovadores que transformem a solução dos grandes problemas da humanidade em negócios lucrativos?

Essa é a provocação que nos faz Porter no vídeo abaixo… vale a pena ver!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *