"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Alex Osterwalder, o quinto Nodal?
set./2013 Germán | Coisas da Nodal
Estamos pensando em convidar o Alex para se tornar o quinto membro da nossa “empresita”… Será que ele aceitaria?
Alex esteve em São Paulo no final de agosto para participar do Fórum de Inovação da HSM e aceitou nosso convite para jantar.
E que jantar gostoso e divertido!!
maripili w-alex
Logo de cara ao chegar ao restaurante, quando viu nossas (boas) intenções, ele já foi anunciando que não bebia muito – contrário aos nodais que curtimos um bom vinho 😉
Mas o papo estava tão bom e o vinho também, que ele abriu mão dessa restrição e horas e horas de papo depois algumas garrafas de vinho tinham sido consumidas…
  • Falamos sobre a dificuldade que tem as empresas para inovar. Como a maioria foca demais nos resultados de curto prazo e não gere o futuro nem tenta experimentar; ou como gostamos de colocar na Nodal: dificuldade de gerir o “cantinho da reflexão” e o “laboratório.” Para fazer isso corretamente Alex propõe ter dois CEOs!! Um Chief Executive Officer que administra o presente, e um Chief Entrepreneur Officer que cuide do futuro.
  • E comenta que o recente artigo de Clayton Christensen no New York Times trata justamente deste tema. Vale a pena dar uma olhada: The Capitalist’s Dilemma.
  • Comentamos como o mundo está mudando e vai mudar mais ainda, e brincamos que ainda veríamos nos produtos da Apple a seguinte frase: Designed in Shanghai, Assembled in Ohio!!
  • Compartilhamos ideias sobre possíveis “propósitos” de nossas empresas, a Nodal e a Strategyzer, e descobrimos que temos muito em comum. Talvez com a diferença da forma como entregamos valor: a Nodal pensando, pelo menos por enquanto, em entregar sua proposta de valor exclusivamente por meio de seus sócios; enquanto a Strategyzer explorando a tecnologia para alcançar públicos no mundo inteiro.
  • Intercambiamos conceitos como BRINCALHAR e WORKATION e rimos muuuuito.
Foi um fantástico jantar que deixou essa sensação de querer mais…
Um quinto Nodal ou uma Strategyzer Brasil??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *