"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
E a Inovação Re-Encontrou a Estratégia…
jul./2013 Luís | Coisas da Nodal

Foto Final Evento_v1 

E mais uma vez abrimos nossa cozinha, e mais uma vez brincalhamos juntos…

Foram dois dias deliciosos juntos de queridos amigos e clientes, discutindo sobre temas que apreciamos tanto.

Começamos a jornada com uma profunda reflexão chamada Em Busca do Norte: Visão ou Propósito, onde os participantes puderam perceber como esse tema está em evidência hoje e entender melhor o que é um propósito. Vimos a preciosa reflexão sobre como deve ser um bom propósito e os componentes de um propósito inspirador na visão de Platão: o bom, o  belo e o verdadeiro. Concluímos a sessão com a seguinte questão: Será propósito mais um modismo do Management?

proposito

A sessão seguinte foi:  Estratégia: O Embate das Correntes e Os Desafios do Crescimento – nela os participantes puderam entender o debate importante sobre estratégia onde duas correntes com visões bastante distintas se contrapõem: a visão baseada em recursos e a visão da estratégia competitiva. Em grandes linhas a questão que se coloca é o processo da estratégia é de fora para dentro, como defendido por Michael Porter, onde o contexto determina a estratégia a ser seguida, ou o processo é de dentro para fora, como defendido por vários autores entre eles Jay Barney, que defende que estratégia se faz de dentro para fora, ou seja, a partir das Competências Essenciais da Organização.

vantagem competitiva

 

Na sequência, Ferramentas de Inovação Para a Estratégia, vimos os vários tipos disponíveis de ferramentas e pudemos degustar algumas: Mapa de Empatia, Canvas e Os Seis Chapéus da Inovação.  Os participantes praticaram os conceitos com um desafio prático: criar um modelo de negócios inovador em Educação Executiva, as ideias foram as mais interessantes, desde uma escola de negócios tipo residência médica, onde os alunos uma vez formados passassem por várias empresas, até uma escola de empreendedores sociais.

 

Ferramentas

A conclusão do primeiro dia foi em grande estilo com nosso grande amigo e filósofo Luciano Meira, executivo da Franklin Covey, conduzindo a inesquecível sessão O Que o Management Tem a Aprender Com a Filosofia, sobre a Natureza Humana, que refletiu, com o amparo da filosofia, se o homem em sua essência é bom ou mal e quais as implicações disso para o mundo da gestão. Vale dizer que ao final da sessão um bom vinho tinto já embalava as discussões que foram encerradas em grande estilo com uma apresentação da banda Les Serges.

 

Dia 2 – Virando a Gestão de Cabeça Para Baixo.

O segundo dia foi marcado por uma mudança importante: ao invés de massinha tínhamos Lego nas mesas.

Iniciamos com uma apresentação sobre a O Desafio de Reinventar a Gestão, onde mostramos como um movimento maior está em curso hoje. Acompanhamos a evolução histórica, desde Mintzberg e Ricardo Semler, passando por Gary Hamel e os Renegades e Julian Birkinshaw, diga-se de passagem que esse importante autor e colega de Gary Hamel gravou um vídeo exclusivo para nosso evento.

Vimos princípios importantes sugeridos por Birkinshaw para inovar na gestão: sabedoria coletiva, emergência e obliquidade. Ao fim concluímos que vivemos uma verdadeira mudança de paradigma na gestão das empresas, onde o velho e o novo já convivem.

Modelo Birkinshaw

Na sequencia tivemos uma interessante sessão chamada Repensando o Balanced Scorecard, onde pudemos acompanhar o processo histórico de desenvolvimento e consolidação da ferramenta, seu ápice e os principais dos equívocos na implementação.

BSC

A terceira sessão do dia talvez tenha sido um dos pontos altos do evento, um Talk Show com o Mário Kaphan, presidente e sócio da VAGAS.COM, umas das principais referencias em inovação na gestão no país. Pudemos entender na prática o que eles tem feito de inovador, a aplicação de princípios bastante coerentes de gestão, suas dificuldades e crenças, ficamos todos com um gostinho de quero mais. Nossa sorte foi que o Mário participou durante os dois dias do evento e pudemos aprender muito com ele.

A sessão final teve a participação de outro querido amigo, o Henrique Vedana, sócio da consultoria Co-criar com o tema O que as Empresas Tem  a Aprender Com as Escolas Mais Inovadoras do Mundo. Começamos a sessão com uma dinâmica deliciosa nas mesas: cada um deveria em 2 minutos escolher o que poderia ensinar em 4 minutos aos outros participantes da mesa. Aprendi a fazer um petit gateau, jogar futevôlei e a tocar violão (!). A seguir conhecemos um pouco das escolas que fazem parte do projeto Education Revolution: Team Academy, Kaos Pilot e Schumacher College.

Escola inovadora

Ao final estávamos todos EXAUSTOS, foi uma troca tão intensa, conversas tão boas e pelo menos para nós, os nodais, uma preocupação: ano que vem vai ser difícil superar esse ano…

2 comentários a E a Inovação Re-Encontrou a Estratégia…

  1. Sonia Sofia disse:

    Que síntese bacana, adorei!!!
    Ano que vem vai ser difícl superar… mas nada impossível! Afinal, o tempero para a Nodal é o desafio!
    Palpite: co-criar o evento de 2014 😉
    Abração e obrigada!
    Sonia Sofia

  2. Otto disse:

    Nodais, parabens pelo evento foi uma imersão no que há de mais avançado, simples e funcional no mundo da gestão e planejamento com muita Inovacao! Muito conteúdo e o melhor, aplicabilidade. Abs Otto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *