"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Pensamento Visual at The Grove
jun./2013 Germán | Coisas da Nodal

David Sibbet começou a trabalhar com pensamento visual no início da década dos setenta e em 1977 fundou, em San Francisco, a empresa de consultoria especializada no tema: The Grove.

Agora que o mundo está “descobrindo” o poder da comunicação visual e as organizações e seus líderes utilizam estas novas ferramentas, é bom saber que existem pessoas que têm tanta experiência no tema. E melhor ainda, saber que o David e sua equipe compartilham este conhecimento através de Workshops que realizam nas suas instalações ou nas empresas.

Portanto, sabendo que teria a oportunidade de aprender com os melhores, e achando que visitar a Califórnia em junho não seria uma ideai ruim, tomei meus recursos do Fundo Nodal de Educação e fiz os seguintes cursos:

1. Principles of Graphic Facilitation

O curso “básico” para quem quer entrar no mundo da facilitação gráfica, são 3 dias de caneta na mão misturando teoria e prática. A facilitadora Kayla, com mais de vinte anos de experiência, passou para os participantes todos as dicas, regras, ideias, duvidas, etc. da facilitação gráfica sem utilizar um único slide!!

Muitos aprendizados, mas fiquei com duas frases dela: “Be a mirror, not a magnet” (ao facilitar seja um espelho e não um imã) e “copy shamelessly” ou algo como (cole sem pudor).

2. Virtual Graphic Facilitation

Agora imaginem todo o poder do pensamento visual no mundo virtual!! Neste curso de 2 dias aprendi que as pessoas não tem que estar fisicamente reunidas em um lugar para conduzir conversas profundas com apoio de elementos visuais e que as novas tecnologias estão facilitando estes diálogos.

Agora, a frase que ficou da Rachel Smith, outra fantástica facilitadora, foi que “technology does not make meetings better, it makes it possible”,  ou seja, a tecnologia não faz que as reuniões se tornarem melhores, mas faz que sejam possíveis. Em quantas ocasiões por causa da distância não é possível juntar todo mundo em uma mesma sala, mas mesmo assim precisamos de todos para tomar a melhor decisão?

Recomendo o Blog dela: digitalfacilitation.net

3. Visual Leaders – Increase Your Organization’s Visual IQ, with David Sibbet

Finalmente um curso de 1 dia com o próprio David Sibbet onde ele apresenta um panorama global do que tem sido a facilitação gráfica nas últimas décadas e o que é hoje em dia.

David é uma pessoa muito generosa que está chegando ao final de uma jornada professional (está ótimo de saúde não se preocupem, mas já está olhando para as pessoas que vão continuar seu caminho) e quer compartilhar seu conhecimento.

Nesse dia ele explica o que tem funcionado e o que não. As metodologias, modelos, processos, dinâmicas, etc. que a The Grove tem descoberto e/ ou criado ao longo dos anos e o que ele recomenda.

 

Agradeço a todos em The Grove por ter compartilhado seu conhecimento comigo.

Com David Sibbet em San Francisco

Com David Sibbet em San Francisco

 

Um comentário a Pensamento Visual at The Grove

  1. Ligia Oizumi disse:

    Germán,

    Fantástico! Comprei o livro Reuniões Visuais do David Sibbet e estou aguardando chegar 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *