"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Quais são as core competences da sua empresa?
mar./2013 Pedro | Estrategiando

Essa é sempre uma pergunta-chave em processos de planejamento estratégico e inovação.

E tendo participado de vários processos de reflexão estratégica apoiados no conceito de core competence, decidimos fazer um post sobre uma das ferramentas que mais tem nos ajudado nesta discussão.

Trata-se do modelo VRIO, proposto por Jay Barney (considerado pelo Strategic Management Journal como um dos autores de Estratégia Empresarial mais influentes da atualidade).

A análise VRIO propõe que inicialmente seja feito um inventário de todos os recursos e competências da empresa e então estes passem por um funil, de forma que sobrem no final apenas as core competences da organização.

Este funil possui quatro grandes filtros, cada um deles representado por uma das letras que compõem o modelo VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.

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VRIO – o funil de quatro etapas que permite a identificação das core competences

Ao longo do processo de reflexão, é importante as empresas se façam as seguintes perguntas sobre os seus recursos e competências:

  • A questão do Valor: o recurso é realmente importante para que a empresa exerça as suas atividades?
  • A questão da Raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas um pequeno número de empresas competidoras?
  • A questão da Imitabilidade: as empresas sem este recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obter ou desenvolvê-lo?
  • A questão da Organização: as políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?

Como temos presenciado nas mais diferentes empresas, a identificação das core competences é um insumo  valiosíssimo para várias questões estratégicas relacionadas à inovação, expansão dos negócios, diversificação, fusões e aquisições, alianças e até internacionalização.

Agora que você já foi apresentado ao modelo VRIO, que tal aplicá-lo à sua empresa e buscar novos insights estratégicos?

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