"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Inovando na gestão: uma empresa sem níveis hierárquicos!
dez./2012 Pedro | Inovação e Inovadores

Apesar do conhecimento em gestão empresarial ter evoluído muito nas últimas décadas, observamos que uma parte expressiva das empresas tem dificuldade em verdadeiramente inovar no seu modelo de gestão.

Mas felizmente há exceções. E uma delas é VAGAS.com, com quem temos tido o privilégio de trabalhar nos últimos anos.

A empresa adota um modelo de gestão horizontal, ou seja, sem níveis hierárquicos!

Vagas

Em entrevista publicada na última edição (dezembro) da revista HSM, o fundador da VAGAS fez ao repórter uma pergunta simples e provocativa: Você tem ideia de quanta energia boa é desperdiçada hoje em uma empresa na competição entre as pessoas?! Em regras e procedimentos para tentar controlá-las”. E emenda a sua proposta: “Se tirarmos isso do caminho, a energia vai para o negócio em si.”

Mario Kaphan explica que “Na VAGAS não existem gerentes ou chefes. É líder quem é referência em algum assunto, quem é seguido pelos outros e cujas opiniões são consideradas relevantes. Volta e meia aparece uma opinião relevante para ser discutida e que muda algo importante na empresa; quem a emitiu é líder naquele momento. Líder é quem provoca o debate”.

 

 

Com esta proposta no mínimo inspiradora, a empresa vem atingindo excelentes resultados: nos últimos anos, cresceu a uma taxa média de 45% ao ano e é líder em seu segmento.

Com isto, a VAGAS já começa inspirar transformações em outras empresas que estão inquietas e realmente dispostas a inovar em seu modelo de gestão.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a empresa e seu modelo de gestão, há um canal no Youtube com alguns vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=u4MQKzhn9ys&list=UU8GoAzCU5Gpiys30veuAtmg&index=5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *