"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
O Maior Canvas do Mundo !
out./2012 Luís | Modelos de Negócios

Foi no Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, que o pessoal do Sebrae promoveu um evento que só pelo nome já dava sinais de que seria inovador: 3 Semanas e Meia de Inovação.

É incrível ver como esse pessoal tem conseguido levar aos micro e pequenos empreendedores do Estado conteúdo de ponta sobre Inovação e Estratégia. Já há algum tempo criaram um curso muito interessante chamado Visualizando Seu Negócio no Papel, completamente baseado no Livro do Business Model Generation.

nascer-bem

Outra coisa incrível que fizeram, e nós fizemos questão de enviar ao Alex Osterwalder, autor do livro, foi o um Canvas Gigante, onde as pessoas podiam passear por entre os blocos.

Poder ver donos de Buffets, Mecânicos, donas de salão de beleza, entre outros, me fez refletir da importância de levar conceitos tão inovadores a um público tão pouco considerado pelo “management”.

IMG_0196

Se não bastasse tanta inovação eles foram além, nos convidaram para uma oficina com 150 micro e pequenos empreendedores (!!!) para trabalhar nada mais nada menos que a mais nova ferramenta lançada pelo Alex Osterwalder em seu blog há menos de 2 meses, o Customer Value Designer, que o Germán falou um pouco em um post anterior.

Dá lhe traduzir, adaptar e aplicar com essa turma tão ousada, uma ferramenta para melhorar a reflexão sobre a Proposta de Valor, utilizando o Mapa de Empatia.

Quero deixar aqui meus parabéns e o sincero muito obrigado pelo convite de participar dessa linda missão de levar o que existe de mais avançado aos micro e pequenos empreendedores.

Luís

5 comentários a O Maior Canvas do Mundo !

  1. Lígia Oizumi disse:

    Luis,

    A Oficina foi fantástica! De uma forma simples e objetiva você traduziu o Quadro de valor ao cliente e conseguiu fazer com que os micro e pequenos empresários do MS repensassem suas estratégias, descobrindo oportunidades de inovação nas necessidades dos seus clientes.

    Grande abraço!

  2. Fabrizio de Almeida Ribeiro disse:

    Luis, parabéns pela oficina! Envie o seu e-mail para pensarmos algo em Anápolis-Go.

  3. Claudia Azevedo disse:

    Luis, adorei! A ver esta publicação a dois meses atrás fiquei muito motivada, acabei de comprar o livro e fazer um curso sobre o assunto. Por favor entre em contato, tenho interesse em fazer algo similar em SP.

  4. Boa tarde,
    Sou aluno do 7o período do curso de administração da Anhembi Morumbi (Víla Olímpia) e estou trabalahando em um TCC sobre as forças e fraquezas do Canvas para as empresas brasileiras.

    Estou contantando algumas empresas e pessoas que escreveram artigos para obter informações sobre a aplicação da ferramenta .
    Caso tenha disponibilidade podemos marcar um bate-papo online e futuramente nos ajudar com questionários?

    Agradeço antecipadamente.

    Michiko Matsusaka Quiliano
    Telefone:11941714693
    Skype:Michiko.Matsusaka

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *