"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Inovação na Gestão e Educação!!
ago./2012 Germán | Coisas da Nodal

Education Revolution - Banner (Port)

Inspirados em autores como o Gary Hamel (O Futuro da Administração), acostumamos dizer em nossas aulas que se algum dos precursores da administração “moderna” de empresas – W. Edwards Deming, Jules Henri Fayol ou Frederick Winslow Taylor – de repente aparecessem em nossa sociedade em pleno 2012 ficariam totalmente perdidos!!

  • Como explicar Twitter, Facebook, Google, iTunes ou Instagram?
  • Com que cara ficariam ao saber que um avião pode levar qualquer pessoa a qualquer lugar do mundo em menos de 24 horas?
  • Quem poderia explicar que Brasil, Russia, India e China são verdadeiras locomotoras da economia mundial?
  • Ou que Kenya e Tanzania são líderes mundiais em pagamentos via celular??

Não entenderiam nada andando pelas ruas do mundo que construímos, mas existe um lugar onde se sentiriam totalmente em casa: nas empresas!

Ali poderiam ver que o orçamento continua sendo o principal instrumento para alocar recursos e distribuir poder; que os organogramas seguem as hierarquias militares de sempre; ou que a cultura de comando e controle está firmemente enraizada em nossas organizações.

Mas em realidade, existe outro lugar onde estes teóricos se sentiriam em casa: nas escolas!

Educamos e somos educados basicamente da mesma forma desde…. a Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 e a Universidade de Bolonha em 1088….

Apoiamos iniciativas como o Education Revolution do cartaz acima, mas mesmo quem não consiga participar da viagem, os convido a conhecer as três instituições que fazem parte do roteiro e que estão tentando fazer algo diferente nesse mundo da educação:

  • www.KAOSpilot.dk
  • www.SchumacherCollege.org.uk
  • www.TiimiAkatemia.fi/en

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *