"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Um Blog mais “nodal.” Strategy in the Storm (Middle East)
jan./2012 Germán | Coisas da Nodal

Quem acompanha nosso Blog sabe que a inspiração do nome da Nodal Consultoria veio pelo conceito da “empresa nodal” que C.K. Prahalad e Gary Hamel mencionam em seu livro “Competindo pelo Futuro” no Capítulo 8, quando explicam a necessidade das empresas em criar e administrar COLISÕES com outras organizações uma vez que é dessas interações onde surgirão as melhores ideias para o futuro.

Conceito muito parecido com o de Steven Johnson no seu livro “De Onde Vêm as Boas Ideias” que escreve que as boas ideias nascem da colisão de ideias menores e incompletas que ganham robustez quando se encontram. Inclusive este autor vai além, e diz que está colisão só é possível a partir de três elementos:

  1. Repertório de informações
  2. Troca de informações com a rede de relacionamento
  3. Tempo de maturação.

Ao buscar tornar nosso Blog em um blog “mais nodal”, o que estamos querendo é aumentar o número de potenciais colisões. Por isso, a partir de agora vocês verão que vamos convidar amigos a colaborar com contribuições a este blog que pretende ser uma fonte única (repositório) do que há de mais interessante no âmbito da Inovação e Estratégia.

Começamos com um artigo, em inglês, de um grupo de amigos que criaram uma consultoria de estratégia com base em Dubai (UAE) chamada de ShiftIn Partners e que tem lições para nos ensinar sobre o que as empresas devem fazer nestes tempos difíceis – que eles denominam de “the perfect storm” – nessa região do mundo. Aproveitem!

Artigo: Strategy in the Storm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *