Business Model Generation | Modismo, Inovação e Tábua de Salvação
ago./2011 Luís | Modelos de Negócios

Colegas de Blog, é com muito prazer que noticiamos o lançamento da versão em “língua brasileira”do livro Business Model Generation, ou para os íntimos BMG.

Os Nodais trabalharam bastante na revisão técnica para garantir que pudéssemos ter uma boa edição do livro em nossa língua.

A cada dia que passa o livro vai se caracterizando mais e mais como um fenômeno. Já existe a comunidade BMGen Brasil, Mundo, Belize, Panamá, entre outras. Se você quiser pode ter o seu app no seu iPAD de Business Model Generation, e em breve começarão as palestras do Alex aqui no Brasil e pouco tempo depois uma sequência de livros da segunda geração.

Pessoalmente não tenho dúvida que trata-se de um modismo, mas qual o problema nisso? Se o conceito é bom e abre novas possibilidades de inovar, está valendo. A pergunta correta é porque o sucesso tão rápido? Aí vão algumas hipóteses:
Crise de Gurus – é incrível a crise de Gurus que se abateu sobre o management, ninguém sabe explicar o porquê, mas de uma hora para outra a fonte secou, há alguns anos não se vê alguém diferente com uma mensagem realmente interessante. Temos sim algumas estrelas de segunda grandeza, mas novos Gurus do porte de Prahalad, Drucker, Porter e Gary Hamel faz tempo…
Ele traz algo de novo – o conceito do Canvas, o quadro do modelo de negócio, está para os Modelos de Negócio assim como o BSC está para a estratégia e a curva de valor está para as propostas de valor. Atenção consultores, professores de gestão e gestores aqui temos uma inovação na gestão e ouso dizer disruptiva. Eu não sei você, mas antes do Canvas eu havia tentado inovar e mesmo definir modelo de negócio e tive muuuita dificuldade, agora parece que temos um alento.
O livro é bonito e divertido – ninguém aguentava mais livros tão feios e chatos para aprender gestão. Depois que você usa um Mac, ou um iPhone, não admite mais que os livros de gestão tenham cara de PC’s…
Ele é baseado em um sistema aberto – ou seja, desde processo de criação do livro até os inúmeros desdobramentos, percebe-se que o autor está mais preocupado em fazer o conceito se expandir que ganhar royalties sobre suas criações. Isso faz toda a diferença, o BMG está mais para Lynux que para Windows.
O impacto que o livro gera é tão forte, que em muitos casos os executivos, acadêmicos ou consultores viram fãs, quase adeptos de São Alex. Uma hipótese para isso seria que as empresas andam tão pouco divertidas que o menor sinal de algo que possa lembrar o Brincalhar já atraia tantas atenções.

Enfim seja modismo, inovação ou tábua de salvação, o livro tem uma característica que aprendi essencial: é gostoso. Gostoso de ler, folhear, implementar. Ave São Alex!
Ihhh virei adepto hahaha.

Abraços, Luís

6 comentários a Business Model Generation | Modismo, Inovação e Tábua de Salvação

  1. JuLio Lussari disse:

    Previsão de lançamento?
    Nome?
    Editora?
    Preço?

    Preciso dessas informações pra ser feliz… =D

  2. Gustavo Succi disse:

    Estou conhecendo agora e gostando muito.
    Onde acho o livro em portugues ?

    Grande abraco !

  3. Segue o link do site da Editora para quem tiver interesse em realizar a comprar online:
    http://www.altabooks.com.br/product_info.php?products_id=581

  4. Andreza Vieira disse:

    Fiz um workshop praticamente simultâneo ao lançamento do livro em português aqui no Brasil e posso dizer que o modelo é muito bom. A utilização de técnicas de co-criação e apoio forte no Design Thinking são a chave para o sucesso do modelo. Acabei entregando um projeto para (re)estruturação de um negócio de internet e os feedbacks foram ótimos.
    Recomendo a leitura e ação baseada no livro :-)

  5. Levi Oliveira disse:

    Enquanto o livro custa U$19 nos EUA, no brasil custá R$90.
    Já que pra mim não faz a mínima diferença o livro estar traduzido, alias dependendo, vai saber se traduziram certo…
    Desta forma, a melhor opção é comprar o livro em inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *