Preço de um cafézinho: São Paulo vs. Goiânia!
maio./2011 Germán | Ideias Inspiradoras

O fim de semana passado estive em Goiânia ministrando um curso sobre Gestão Estratégica e além de ficar maravilhado com o forte crescimento da cidade e de toda a região, me chamou muito a atenção o que aconteceu depois do almoço quando fui com um grupo de alunos a beber um café em um dos meus lugares preferidos: Café do Ponto no Shopping Flamboyant.

Gosto muito dos cafés regionais que eles têm: Cerrado Mineiro, Mogiania, e o meu preferido, Sul de Minas; e decidi pedir um expresso destes. No entanto, fiquei surpreso (na verdade, levei um susto!) quando vi que o preço desse cafezinho era R$4,20!!

Acostumo beber esse mesmo expresso Sul de Minas do Café do Ponto no Shopping Morumbi em São Paulo, perto da minha residência, por R$3,60.

Por que o mesmo café expresso, no “mesmo local”, é R$0,60 mais caro em Goiânia do que em São Paulo?

  • É mais caro o m2 do local no Shopping Flamboyant do que no Shopping Morumbi?
  • É mais alto o salário de um atendente em Goiânia do que em São Paulo?
  • Custa mais levar o café (custo logístico) a um shopping de Goiânia do que a um shopping de São Paulo?
  • Há menos concorrência para o Café do Ponto em Goiânia do que em São Paulo e portanto é possível elevar os preços?
  • Há menos clientes para Café do Ponto em Goiânia do que em São Paulo e para compensar o baixo volume é necessário compensar com um preço mais alto?

Qual será a verdadeira  razão?

Gostaria de saber de vocês, que moram em outros lugares de Brasil, qual o preço que vocês pagam por este “mesmo produto”? E lógico, ouvir suas opiniões de por que existe esta diferença.

5 comentários a Preço de um cafézinho: São Paulo vs. Goiânia!

  1. José Renato Marocolo disse:

    A variação de preço de um produto pode ser resultado de varias causas. O aumento de R$0,6 no mesmo café pode representar um pouco de cada ponto que você postou. Esse variação de preço corresponde em 16% no valor que você paga em São Paulo. Esse percentual pode ser um repasse do produtor ao varejista, pois provavelmente o custo operacional de São Paulo seja maior que Goiâna.

    Como não temos dados concretos e a uma analise apenas especulativa, eu analiso da seguinte forma.

    – Custo do produto é maior para varejista de Goiana, devido ao menor volume de compra. (consumo de café em São Paulo seja maior, devido ao clima e cultura da região)
    – Custo de transporte maior.(Infraestrutura de logistica para São Paulo é mais eficiente).

    Esses dois ponto, eu acredito, que podem aumentar o preço de venda em 16% de um produto.

    José Renato Marocolo Jr
    @marocolojr

  2. Acho que é muito mais simples.

    Preço não tem tanto a ver com custo quanto se pensa. Tem a ver com valor e oportunidade.

    Um exercicio comum em produtos de consumo é testar variações de preço em cidades controle (curitiba é o alvo preferido) para ver qual a melhor relação entre preço e quantidade de vendas.

    Esta é a explicação do preço do chocolate. Se ele está quadrado (em barra) custa X. Se ficou redondo (ovo) custa 5x. A explicação: preço de oportunidade. Todo mundo tem que comprar o tal chocolate. A industria então faz a festa.

  3. Marcelo Melgaço disse:

    Caro Germán,

    Atuo como Strategy Management Officer em Goiânia, sendo natural desta bela cidade.

    Bela cidade que, a propósito, vem perdendo muito do seu encanto. Durante os noves anos que passei estudando em Campinas (graduação e mestrado), falava sempre com meus amigos de como Goiânia era uma cidade agradável e movimentada, isso sem falar das belas mulheres. Eles não “botavam fé” nas minhas palavras, até que alguns vieram passar uns dias aqui e ficaram impressionados.

    Ocorre que de uns 10 anos pra cá, vieram, a reboque do crescimento, exacerbada verticalização imobiliária, violência, trânsito infernal e uma acentuada queda da qualidade de vida. Tudo típico de uma grande cidade do 3o. Mundo que não sabe como crescer de forma sustentável.

    Já o preço ridículo do espresso (com mais uns trocados dá pra comprar meio quilo do café Santa Clara, um dos melhores do Brasil, em minha opinião) tem, a meu ver, relação direta com uma falsa impressão que os comerciantes e os próprios consumidores têm de um mercado com muito dinheiro pra gastar.

    Este preço é, a propósito, um dos motivos que me faz evitar o Café do Ponto do Shopping Flamboyant,

    Atenciosamente,
    Marcelo Melgaço

  4. Hola Marcelo,
    Não podia concordar mais com tuas observações…. Obrigado pelo comentário!!!

  5. Jefferson Midei disse:

    O fato é que, na real, se você quiser tomar um bom café em Goiânia, você tem que ir ao Ateliê do Grão, ao lado da Tribo do Açai, próximo ao Bouganville Shopping… hauhauahauhaua… Somente grãos especiais… Veja: http://www.ateliedograo.com.br/

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