Se no último post passamos 10 dicas que o pessoal na Europa sugeria na utilização da metodologia do BMG, neste caso escrevemos dicas de nossa própria utilização aqui no Brasil.
Um modelo de negócio é a forma como uma empresa ganha dinheiro, ou se quisermos utilizar uma definição mais completa conforme encontra-se no livro Business Model Generation: trata-se de uma descrição da lógica pela qual uma organização cria, entrega e captura valor.
No entanto, para que as organizações consigam descrever esta lógica é necessário que exista algum tipo de formato – template – que facilite esta tarefa. A descrição de modelos de negócio exige um formato simples, intuitivo e consistente que consiga capturar as complexidades de como as empresas ganham dinheiro.
Este é o objetivo do Business Model Canvas:
O Business Model Canvas é uma ferramenta que permite a descrição modelos de negócio através de nove grandes blocos:
- Segmento de Clientes: para quem estamos criando valor?
- Propostas de Valor: que valor entregamos a nossos clientes?
- Canais: como alcançamos e queremos alcançar nossos clientes?
- Relacionamentos con Clientes: que tipo de relacionamento esperamos ter com nossos clientes?
- Modelo de Receitas: por que valor os clientes estão dispostos a pagar?
- Principais Recursos: quais os principais recursos que nossa proposta de valor requer?
- Principais Atividades: quais as principais atividades requeridas por nossa proposta de valor?
- Alianças: quem são nossos principais parceiros?
- Estrutura de custos: quais são nossos principais drivers de custo?
O que temos aprendido na aplicação do Canvas em projetos com nossos clientes são, entre outras coisas, o seguinte:
A. É fundamental iniciar sempre com o lado direito do Canvas que representa o valor que vai/ deve ser gerado, ou como explica o livro, o lado direito do cérebro que representa a emoção.
Só depois de definir as categorias 1 a 5 (da lista relacionada anteriormente) é que devemos partir para o lado esquerdo do cérebro (o lado da lógica) que no Canvas representa as categorias 6 a 9 relacionadas com a eficiência.
B. Comece com o siguente “tripé”: Cliente-Proposta de Valor-Modelo de Receita.
Escolher um cliente ou um segmento de clientes, clarificar sua proposta de valor e discutir a melhor forma de gerar receita através desta proposta de valor, facilita a descrição do lado de valor do modelo de negócio. Vale a pena aprofundar primeiro nestes três items antes de definir as categorias de Canais e Relacionamento com Clientes, ou qualquer outra categoria.
C. Utilize post-its coloridos, mas mantenha sempre a mesma cor por cliente em todo o Canvas. Não é fácil realizar as conexões entre as nove categorias e portanto se muda de cor constantemente vai ser fácil se perder.
Se tiver definido que “mulheres entre 30 e 40 anos” é um segmento de clientes que quer explorar, defina uma cor – por exemplo vermelho – e utilize esta mesma cor ao definir a proposta de valor, a forma como vai gerar receitas com este tipo de cliente, a forma como vai se relacionar e os canais que vai utilizar.
Esta consistência de cores é importante nestas primeiro cinco categorias, mas não é necessário manter no lado esquerdo do Canvas onde as parcerias, os recursos, as atividades e a estrutura de custos tendem a ser compartilhados pelos diferentes tipos de clientes.
D. Em alguns casos é interessante sustentar parte da informação com números – diversos dados que reforcem o ponto de vista. Por exemplo, se existe um grupo de clientes que representam 20% das receitas, mas 80% do lucro, é bom escrever isso no Canvas.
Se somente existem 4 parceiros no mercado para um tipo de tecnologia que você pretende comercializar, é bom clarificar no Canvas.
Se internet é o canal utilizado por 80% dos seus clientes, escrever esse dado no Canvas exemplifica melhor o desafio.
Não se trata de buscar justificar tudo – nem pensar – mas se os dados estão à mão ou na cabeça dos participantes, não deixe de usá-los.
Exemplo de exercício real:
Gostaríamos de conhecer as suas dicas na utilização do Business Model Canvas.
Olá,
eu comprei o livro, versao em portugues, voce teria como disponibilizar o quadro Canvas em formato PDF para eu poder mandar imprimir em formato A3/A2?
Obrigado
Procure na Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Business_Model_Canvas.png
A tabela/prancha/quadro (canvas) está sob licença Creative Commons, aberta ao uso público, e lá você achará versão pra impressão no formato pôster também – como a que aparece no livro.
Bom trabalho!
Olá Jefferson.
Gostaria de saber onde você comprou em português? É versão em português do livro original, ou um livro semelhante? Você comprou on-line? mande o link por favor ..
Abraços
Adriano Rodrigues
comprei o livro em português na livraria saraiva.
http://www.saraiva.com.br
obrigado.
Olá Jefferson, não sei se voce ja conseguio o arquivo que queria, mas eu achei o business moldes canva em formato pdf no link a seguir http://viversemchefe.com/wp-content/uploads/2012/05/Tela-de-modelo-de-neg%C3%B3cios-v2.0.pdf e esta em portugues.
Espero ter ajudado.
Olá, comprei o livro na bienal , aqui no Rio e estou montando uma apresentação para no powerpoint . Gostaria de apresentar esta apresentação com o modelo CANVAS. Você tem algum arquivo com layout canvas para powerpoint??
Abrçs
bom posting.
sugiro implementação dinâmica.
abs
http://www.mindmeister.com/pt/167697303/business-model-canvas
Pingback: Utilizando o Business Model Canvas
Parabéns pelo artigo!
Gostaria de recomendar a todos um aplicativo para Android que ajuda bastante a construção de ideias para seu modelo de negócio Canvas:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.delx.modelcanvasgenerator
Vale a pena baixar!
Olá! Você tem a versão em PT do Canvas? Gostaria de apresentar aos meus alunos da primeira turma de “Moda e E-Commerce” do SENAC Faustolo o método, mas preciso que ele seja totalmente em PT.
Obrigada!
Tainá
Quem quiser se aprofundar na metodologia do Canvas, sugiro este artigo: http://www.arsenalempreendedor.com/canvas-o-que-e-o-canvas-e-como-funciona/