"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Inovação Social – Contra a corrupção!
fev./2010 Germán | Ideias Inspiradoras

Corrupção é um problema em países do mundo inteiro, não somente no Brasil onde tem políticos guardando dinheiro na meia… E é um problema sério uma vez que dinheiro público que deveria ser utilizado para o bem estar da sociedade, acaba nas mãos de alguns poucos.

Portanto, é bom saber que a inovação também pode ser utilizada no campo social e em contra da corrupção. Na India um professor, cansado de ter que pagar “gorjetas” por tudo, decidiu um dia elaborar uma nota de valor zero! Imprimiu várias notas e começou a utilizar em todos os casos que algum funcionário público queria uma “ajuda” adicional por fazer seu trabalho.

india-Rupee

O mais legal foi que a idéia começou a interessar a população que pediram notas para eles puderem utilizar nos casos de corrupção e assim foi crescendo ao ponto de nascer uma organização por trás desta idéia contra a corrupção.

No site deles www.zerocurrency.org você pode inclusive escolher a moeda de qualquer país, baixara a nota e imprimir quantas você quiser.

Olhem esta aqui 😉

brazil

Imagine que na próxima vez que você for vitima de corrupção você “paga” ao corrupto com notas de valor zero!!

Neste link do Banco Mundial podem ler histórias de suceso desta iniciativa: http://blogs.worldbank.org/publicsphere/paying-zero-public-services

A inovação tem espaço no setor público e privado, assim como em qualquer lugar de nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *