"Esse blog foi editado 2009 e 2017. Não está mais em operação mas segue como arquivo de algumas de nossas reflexões sobre inovação e estratégia."
Em busca do SAFARI de INOVAÇÃO
out./2008 Luís | Livros que Gostamos
Há alguns anos venho procurando “cercar” o assunto inovação assim como fiz com o conceito de “estratégia” durante minha dissertação de mestrado.
A boa notícia é que em estratégia o desafio é simples pois Henry Mintzberg já escreveu o Safari de Estratégia (Ed. Bookman), que, de certa forma, possibilita uma rápida compreensão dos vários aspectos do conceito.
A notícia não tão boa é que em Inovação essa tarefa não parece ser tão fácil. Ainda não encontrei um livro que fosse o “Safari de Inovação”, ou algo assim. Caso você que lê o blog tenha sugestões, são muito bem vindas !
Enquanto isso vou lendo livros e procurando, de forma solitária construir essa visão consolidada.
Nessa busca, estou lendo dois excelentes livros de inovação: um muito novo e outro já com seus bons 20 anos.
livroanovaeradainovacao-150_090908
O primeiro é A Nova Era da Inovação do CK Prahalad (Ed. Campus), um verdadeiro guru em inovação e estratégia. Nesse livro CK traz 2 novos conceitos já enunciados no Futuro da Competição, mas agora de forma bastante simples: N=1 e R=G.
Vou tentar resumir os conceitos de forma BEM simples:
N=1 diz respeito a necessidade de produtos únicos por parte dos clientes, sejam eles, pessoas ou empresas, ou seja, de acordo com o autor, produtos e serviços produzidos em massa sem possibilidade de customizações parecem ter os dias contados. “A mensagem deve ser clara: mesmo que a empresa esteja lidando com centenas de milhões de consumidores, cada gestor deve concentrar-se na experiência de um consumidor de cada vez”.
R=G quer dizer que os recursos são globais, ou seja a velha tendência iniciada há 20 anos com a terceirização que, elevada de forma exponencial, coloca simplesmente quase todas as empresas do mundo como potenciais clientes e fornecedoras umas das outras.
A decorrências dessas tendências é que mais do que nunca, para endereçar esses dois desafios simultaneamente, as empresas necessitam da CO-CRIAÇÃO de VALOR, e por aí segue o livro, ou seja como preparar-se internamente para essa Co-Criação. Vale a pena ler.
book_13
O livro do Drucker é uma agradável surpresa. Pois em seu estilo quase romanceado e repleto de excelentes exemplos históricos, ele explica como a Inovação está intimamente ligada ao Empreendedorismo. Além de ótimas definições de inovação, o livro traz possíveis fontes para a inovação e alguns Do´s e DONT´s para um bom processo de inovação.

2 comentários a Em busca do SAFARI de INOVAÇÃO

  1. Paulo Peres disse:

    Parabéns pelo Blog Luís Eduardo.
    Vou procurar lê-lo sempre e ver suas referências.
    Abraços

  2. Leocadio disse:

    Olá, paz e bem!

    Parabéns pelo blog. Conhecimento partilhado torna-se relevante e sustentável.

    Sugiro a leitura de algum livro do Clayton Christensen, geralmente bem recomendados pelo Clemente Nóbrega.

    Abraços livres,

    Leocadio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *