Renegades – Você ainda vai ouvir falar disso…
set./2008 Luís | Ideias Inspiradoras

O que você acha de um encontro onde os nomes mais importantes do Management passam um fim de semana juntos para pensar o Futuro, o que deve ser mudado, ou talvez, demolido nessa “Ciência”.

Pois é, isso ocorreu no mês de Maio em Half Moon Bay – Califórnia, nomes como C.K Prahald, Henry Mintzberg, Gary Hamel, Peter Senge e Chris Argyris, Eric Scmidt entre muitos outros estiveram juntos e criaram um pré-manifesto dos chamados RENEGADES (Desertores). Eu adoraria ser uma mosquinha para ter presenciado esse encontro…

Entre as questões colocadas ao grupo destacaram-se as seguintes:

Quais são os grandes desafios que necessitam ser endereçados para criar organizações tão adaptáveis quanto seus ambientes e tão humanas quanto as pessoas que trabalham nelas?

O que pode ser feito para acelerar a evolução do Management no futuro?

Uma dos maiores conquistas do evento foi enunciar os maiores desafios para a inovação em gestão no século XXI. Caso sua organização já venha praticando alguns dos tópicos propostos ou você tem idéias de como fazer isso deixe-nos saber, aí vão alguns dos principais desafios:

Reconstruir os fundamentos filosóficos do Management – sem isso a inovação vai continuar limitada a um papel incremental.

Transformar os gestores em empreendedores na criação de propósito estimulando a criação e tradução do sentido a todos os diferentes stakeholders.

Distribuir a responsabilidade de criar a direção estratégica. Precisamos encontrar maneiras de trabalhar com os pequenos sinais captados da realidade e muitas pessoas para gerar alternativas vibrantes.

Ampliar o horizonte temporal dos executivos, mudar os incentivos para premiar os executivos e investidores que cuidem dos pequenos projetos que tem potencial para se tornarem grandes no tempo. Re-visitar os conceitos de propriedade no mesmo sentido.

Aumentar a confiança e reduzir o medo. Criar cultura de confiança e transparência que reduzam as penalidades por contrapor idéias dos superiores.

Reduzir a força gravitacional do passado, mais explicitamente, desafie as ortodoxias corporativas e de seu segmento. Faça orçamento e planejamento com foco no futuro.

Criar mais espaço para as estratégias emergentes. Re-equilibrar a empresa no desafio de experimentação x execução. Confiar mais em variedade e experimentação e menos em análise e foco para a estratégia. Tratar o processo racional de planejamento com cuidado aceitando o fato que você muitas vezes estará errado.

Criar um Mercado interno de idéias, talentos e recursos. Os processos deveriam assegurar que cada idéia competisse com as outras de forma justa.

Tornar menos político o processo de tomada de decisões. Explorar a sabedoria das multidões em decisões críticas.

Transcender o paradoxo da eficiência x inovação – desenvolver indicadores e sistemas de gestão que incluam e não se esquivem desse desafio.

Humanizar o Management, utilizar mais as palavras confiança, amor, beleza e justiça.

Repensar a Educação Executiva, sobretudo na ênfase excessiva em ensinar executivos a tomar boas decisões e na insuficiência na capacidade de reflexão.

O curioso é que muitas dessas recomendações podem parecer “poéticas”, ou até mesmo “românticas”, para uma “Ciência” tão baseada em dados e fatos, e é isso mesmo que choca, quem está dizendo isso são simplesmente alguns dos nomes mais importantes na atualidade, não é a toa que se auto-denominaram os DESERTORES.

Caso você queira o report completo, ele se encontra no site http://www.managementinnovationlab.com , procure pelo periódico chamado LabNotes, é o de número 9.

Boa Leitura !

4 comentários a Renegades – Você ainda vai ouvir falar disso…

  1. Marcelo Bastos disse:

    Luis Eduardo,

    também gostaria de ser uma mosca para poder ouvir um pouco que seja da sabedoria desses grandes mestres reunidos.

    Criei um post no meu blog onde indico o seu blog, principalmente sobre o livro do Gary Hammel.

    Parabéns,

    Marcelo de Souza Bastos, PMP

  2. Luis Eduardo de Carvalho disse:

    Obrigado pelo comentário Marcelo, vou passear pelo seu blog também.

    Depois me envia um e-mail com seu e-mail que te mando o report completo,

    Um Abraço,

    Luís

  3. Zozo disse:

    Luis Eduardo

    Eu vi a sua palestra recentemente no congresso do IQPC. Gostaria de saber mais sobre esse manifesto e os seus autores, mas o link não funciona. Tem um outro para indicar?

    Obrigada
    Zoe Fitzgerald, Banco Real

  4. Zozo disse:

    Oopa, na verdade achei o link certo agora: http://www.managementlab.org/publications/labnotes

    Abraço
    Zoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *